Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRIBUNAL CONCEDE MEDALHA A INSTITUIÇÕES E PERSONALIDADES DE DESTAQUE

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realiza, nesta terça-feira (13), às 17h, a cerimônia de entrega da Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira a personalidades e instituições que contribuíram para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho ou que se destacaram em sua área de atuação. O evento acontece no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e será conduzido pelo presidente do Tribunal, desembargador Ivanildo Andrade.

Mais alta condecoração do TRT, a comenda foi instituída em 1988 para celebrar os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil. Ao longo de seus 26 anos de existência, foi entregue a importantes nomes da política, personalidades religiosas, artistas e membros do Judiciário brasileiro. No histórico de homenageados estão, por exemplo, Dom Helder Câmara, Francisco Brennand, o então delegado Regional do Trabalho Gentil Mendonça, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Djaci Falcão e o ex-governador do estado de Pernambuco Carlos Wilson.

Em 2014, serão 27 agraciados. Entre eles o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ministro Carlos Alberto Reis de Paula, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A relação completa de homenageados pode ser conferida aqui.

A abolição da escravatura é considerada um marco para o surgimento das relações entre capital e trabalho no Brasil e criou as condições que exigiram a instituição da Justiça do Trabalho para solucionar os conflitos entre empregados e empregadores. O pernambucano João Alfredo Corrêa de Oliveira, que dá nome à comenda, foi ministro do Império e assinou com a princesa Isabel a Lei Áurea.