Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Novo Fórum e Vara Trabalhista em Nazaré da Mata

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) inaugurou um novo fórum em Nazaré da Mata, na Praça Fernando Pereira, nº 23, e instalou a 2ª Vara do Trabalho (VT) do município, nesta sexta-feira (23), às 11h. Dirigida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, com a presença dos desembargadores Pedro Paulo Nóbrega (vice-presidente), Virgínia Malta Canavarro (corregedora), Gisane Barbosa de Araújo (futura presidente) e Dione Nunes Furtado da Silva, bem como dos juízes titulares da 1ª e 2ª VTs de Nazaré, Robson Tavares Dutra e Aurélio da Silva, respectivamente, a cerimônia contou com cerca de 50 pessoas.

A nova VT funcionará exclusivamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o que já ocorre na 2ª VT de Goiana, 2ª VT de Palmares, 2ª VT de Ribeirão, 2ª VT de Igarassu e 3ª VT de Petrolina. “Quando a Justiça busca melhor equipar as suas unidades, não só fisicamente, como também capacitando o seu pessoal, ela o faz com o objetivo de atender melhor as demandas da população”, afirmou o presidente Ivanildo Andrade. Para ele, a instalação de uma nova vara em muito contribuirá para maior rapidez na resolução de conflitos, já que dobra a capacidade processual da jurisdição. Ele ressaltou que celeridade é fundamental no Direito do Trabalho, tendo em vista que envolve questões alimentícias. “A Justiça que não é célere não é Justiça”, resumiu, citando o jurista Ruy Barbosa.

 

O juiz titular da 2ª VT, Aurélio da Silva, em seu discurso, agradeceu aos cidadãos de Nazaré da Mata pela confiança com a qual recorrem à Justiça do Trabalho. “Em contrapartida, a União entrega, a partir de hoje, uma nova unidade, dotada de instalações adequadas e de Processo Judicial Eletrônico para que possamos a um só tempo atender com dignidade ao jurisdicionado e julgar melhor os litígios que aqui deságuam”, expôs o magistrado.

Titular da 2ª VT de Nazaré, juiz Aurélio da Silva

Os servidores da 1ª VT de Nazaré Francisco Chagas (assistente de diretor) e Solange Nunes elogiaram as novas instalações, destacando o espaço amplo e o mobiliário ergonômico. O Fórum tem cerca de 900 m²  de área construída e conta com salas de atendimento, audiências, cálculo, secretarias, gabinetes, espaço de autoatendimento e elevador. O vice-presidente do Tribunal, Pedro Paulo Nóbrega, e a corregedora, Virgínia Canavarro, descerraram a placa comemorativa. Por sua vez, as desembargadoras Gisane Barbosa de Araújo e Dione Furtado, com os juízes Robson Tavares Dutra e Aurélio da Silva cortaram a fita de inauguração.

Servidores Solange Nuves e Francisco Chagas

A 1ª VT de Nazaré da Mata recebeu 3.104 novos processos em 2014, mais que o dobro da média do Tribunal, que é de 1.428 processos por vara. A nova unidade vem ampliar a capacidade processual, trazendo melhor prestação de serviços à população do município, bem como da de Aliança, Buenos Aires, Itaquitinga, Tracunhaém e Vicência, que estão sob a mesma jurisdição.

Também prestigiaram o evento a juíza Ana Cristina Argolo, o diretor–geral, Wlademir de Souza Rolim; o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado; o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro; o diretor da Secretaria de Segurança, Transporte e Telefonia, Everson Lemos Araujo; o secretário-geral da Presidência, Ayrton Carlos Júnior; os representantes da OAB-PE, Marcondes Oliveira e Francisco Faelante, bem como os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais: Antônio Ferreira (Vicência), José Lourenço (Aliança), José Pereira da Silva Filho (Nazaré da Mata), Sérgio Francisco de Souza (Itaquitinga) e a gerente da Caixa Econômica Federal Sabrina Áurea.

Texto: Helen Falcão

Fotos: Stela Maris