Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 sedia seminário de autogestões em saúde

Fotografia de autoridades dentro de um auditório

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o TRT6 Saúde e a Escola Judicial do TRT-6 promovem o III Seminário Pernambucano das Autogestões em Saúde. O evento gratuito ocorre nos dias 21 e 22 de agosto, no auditório Desembargadora Socorro Emerenciano, na sede da EJud-6 e conta com a presença de representantes de outros Tribunais e de empresas privadas ligadas à saúde do país.

O tema do evento deste ano é: “Caminhos para uma saúde sustentável” e tem como objetivo explorar estratégias e práticas que promovam cuidados em saúde de alta qualidade de maneira sustentável, promovendo a articulação institucional e o intercâmbio de experiências entre os tribunais, autogestões em saúde e diversos segmentos da saúde suplementar.

Veja aqui o álbum de fotos do evento. (em construção)

Abertura

A mesa de honra da abertura do evento, na quarta-feira (21/8), contou com a presença da presidente em exercício do TRT-6 e do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do TRT-6, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo; do vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Ivan de Souza Valença Alves; da coordenadora geral da Escola Judicial e recentemente eleita representante suplente dos magistrados de 1º grau no conselho deliberativo do plano, juíza Wiviane Maria Oliveira de Souza, e do diretor da Secretaria de Autogestão em Saúde, servidor Renatto Marcello de Araújo Pinto.

O seminário foi iniciado com um momento de arte e cultura nordestina, com apresentação do servidor do TRT-6, Eugenio Jerônimo, que declamou alguns,contos, histórias e, em especial, o cordel “Os cinco anos do TRT6 Saúde, ou a peleja para uma saúde sustentável”, de sua autoria, em homenagem aos 5 anos do plano, completados em 2024. Em seguida houve uma apresentação musical do grupo Canto Nordeste, liderado pelo músico Zé Linaldo, cantando várias músicas de estilos característicos de Pernambuco, como o xote e o xaxado.

Conheça o cordel aqui (.pdf 640.02 KB)

5 anos do TRT6 Saúde

Há cinco anos o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região lançou um plano de saúde próprio, autogerido, o TRT6 Saúde, que permitiu a assistência às pessoas que fazem parte do Tribunal e seus dependentes, de uma forma mais econômica e com reajustes anuais menores, além de ofertar serviços de cuidado e prevenção mais integrados. 

 Em relação a este último ponto, a Clínica de Atenção Primária à Saúde Qualirede é um grande destaque, pois reúne serviços de psicologia, nutrição e medicina da família em um só lugar e sem qualquer custo extra para os beneficiários do TRT6 Saúde. O atendimento pode ser presencial, no Bairro da Ilha do Leite, ou por videoconferência.

Primeira palestra

A palestra inaugural do evento foi ministrada por Anderson Mendes, presidente da UNIDAS Autogestão em Saúde, com o tema: “A contribuição do modelo de autogestão na relação beneficiário e operadora de saúde”.

O palestrante, falando sobre a situação atual do setor, deu uma informação importante “Uma grande vitória das autogestões em saúde, neste ano de 2024, umas das mais emblemáticas da nossa história, nesse período em que o Brasil está passando por uma reforma tributária, foi a isenção da categoria do novo imposto CBS (uma contribuição sob responsabilidade federal que substituirá os impostos PIS e Cofins). A conquista foi fruto da união das autogestões, que mandaram representantes à Brasília para lutarem pela melhoria da situação das empresas do setor, o que possibilita oferecer melhores condições para todos os usuários”

Segundo dia do Seminário

“Autoconhecimento: A Chave para o Bem-Estar Emocional”, da psicóloga Adriana Barros, foi a primeira palestra do dia. Ela falou que, na sociedade do cansaço em que, a cada dia, se exige mais desempenho das pessoas, há uma crescente de problemas como ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outras doenças que afetam a mente e o emocional. Para ela, aumentar a conexão consigo mesmo/a é uma bússola para caminhar por este mundo de uma maneira mais saudável. Explicou que proporcionar continuamente introspecção e reflexão sobre os próprios pensamentos, sentimentos e ações é uma importante ferramenta para o bem-estar emocional. 

Na sequência, o médico João Basilio de Souza, do Grupo Oncoclínicas, falou sobre “Desafios da Imunologia: Indicadores de Qualidade e Sustentabilidade para as operadoras”. Abordando maneiras de manter o equilíbrio econômico dos planos autogeridos. Explicou a importância de tratar doenças de base, evitando que elas progridam e deteriorem a saúde da pessoa, levando-a a desenvolver outras enfermidades.

O conferencista Fábio Abreu trouxe o tema “Gestão da Saúde Populacional 4.0”, apresentando pontos que precisam ser observados para equilibrar as demandas de quem possui o plano com o gerenciamento eficiente da autogestão. Falou sobre a importância de entender a jornada de cada paciente e defendeu que incorporar novas tecnologias de processamento de dados é uma forma eficiente de mostrar essa jornada em tempo real.

Houve ainda a palestra ““Auto cuidado em foco: Uma abordagem direcionada para o manejo do paciente com diabetes”, da gerente da CliniCASSI Recife, Graziella de Araújo Freitas, e do diretor do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, Clóvis Paiva Neto. Para finalizar, teve o lançamento da Cartilha UNIDAS TEA (Transtornos do Espectro Autista).

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto e Helen Moreira / Fotos : Roberta Mariz e Jéssica Marques