Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO É IMPLANTADO EM IPOJUCA

Aconteceu nesta segunda (17/12), a cerimônia de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Fórum Trabalhista de Ipojuca. A cerimônia dirigida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, desembargador André Genn, contou com a participação da corregedora regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, do vice-presidente eleito para o biênio 2013/2015, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, da juíza titular da 1ª VT de Ipojuca, Josimar Mendes da Silva; do juiz titular da 3ª VT de Ipojuca, Sérgio Murilo de Carvalho Lins; da juíza substituta da 1ª VT de Ipojuca, Regina Célia Oliveira; da juíza substituta da 2ª VT de Ipojuca, Lídia Almeida Pinheiro Teles; da juíza substituta da 3ª VT de Ipojuca, Mariana de Carvalho Milet; do presidente da Amatra6, André Luiz Machado; do titular da VT de Salgueiro e auxiliar da Corregedoria, juiz Gustavo Augusto Pires de Oliveira; da representante da OAB, Seccional do Cabo, advogada Verônica Moura de Mendonça, além de outros advogados, servidores e autoridades locais.

Durante discurso, o juiz Sérgio Murilo, desde 2003 exercendo titularidade no Fórum Trabalhista de Ipojuca, ressaltou ser a existência de grande manancial de assuntos e diversidade de ações o que o atrai no município que hoje é uma das cidades de maior envergadura em crescimento econômico, tanto em relação a Pernambuco, quanto ao país. Em decorrência desse boom, lembrou que, embora a 3ª VT tenha sido inaugurada em maio passado, há a demanda para a criação de mais duas Varas Trabalhistas naquele fórum, acrescentando ser, portanto, o PJe muito bem-vindo, vez que trará para a sociedade maior agilização nos processos.

O presidente do TRT6, desembargador André Genn, ressaltou que a instalação do PJe em Ipojuca, segundo maior PIB de Pernambuco, foi considerada, por isso, ação de prioridade absoluta. Lembrou, ainda, que a implementação da plataforma eletrônica tem previsão de chegar a 84% do Regional em 2013 e a 100% em 2014. Em discurso, o presidente frisou que, conforme o princípio da eficiência na gestão pública, e graças à utilização de programas gratuitos de código aberto, aliada ao esforço conjunto de servidores e profissionais especializados em TI, o PJe, além de “moderno, ágil, acessível”, até lá certamente será “melhor compreendido pela população”, sobretudo porque “representa completa modificação na sistemática das tarefas burocráticas”, ficando para os servidores a execução de “tarefas mais nobres e mais complexas”. Na ocasião, André Genn dirigiu os agradecimentos ao presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, pelo empenho na implantação do PJe no Judiciário Trabalhista, e homenageou a todos os que fazem a equipe de desenvolvimento e treinamento do sistema.

O primeiro processo eletrônico, autuado pelo advogado Jesimon Tenório Santana via PJe, foi distribuído para a 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca e está com audiência marcada para o dia 21 de fevereiro, às 9h10.