Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PESQUEIRA E BELO JARDIM: DUAS NOVAS VARAS RECEBERAM O PJe

 
 
Juiz titular da Vara do Trabalho de Belo Jardim, Marcelo Bacallá, e presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade descerram placa de inauguração do PJe
 
 
Nesta quinta-feira (08), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, inaugurou o Processo Judicial Eletrônico em mais duas unidades: as varas de Pesqueira e Belo Jardim, ambas no Agreste pernambucano. 
 
Às 11 horas aconteceu a inauguração da unidade de Pesqueira e ao meio-dia, a da unidade de Belo Jardim. 
 
Pesqueira – Durante a cerimônia de instalação do Processo Judicial Eletrônico de Pesqueira, o presidente, Ivanildo da Cunha Andrade, reforçou a missão do Judiciário Trabalhista, que é a de dirimir conflitos entre capital e trabalho. 
 
Ao se referir à necessidade urgente de o Judiciário Trabalhista implantar o PJe em todas as suas unidades afirmou que “Com essa ferramenta a Justiça do Trabalho passa a vivenciar o futuro, e já com atraso, visto que outros órgãos  já realizam procedimentos eletrônicos similares há mais de uma década.”
 
Ciente de que as inovações sempre causam ruptura e apreensão, o presidente se disse confiante no desempenho de magistrados e servidores na utilização do novo modelo processual. “As dificuldades foram postas para serem vencidas”, disse. “Qualquer ferramenta que vier aperfeiçoar a prestação da justiça deve ser aplaudida e receber resposta afirmativa e decisiva. Vamos fortalecer o Judiciário, que é fortalecer a própria democracia”, completou.  
 
 
Juíza titular da Vara de Pesqueira, Andrea Cláudia de Souza 
 
 
A juíza Titular da Vara de Pesqueira, Andrea Cláudia de Souza, discursando na cerimônia fez uma breve retrospectiva do desenvolvimento tecnológico de que vem se servindo o Judiciário ao longo dos anos. “Não faz tanto tempo, o que havia eram máquinas de escrever, hoje objeto de museu, depois vieram os computadores, agora surge o PJe, num conjunto de modernas tecnologias”. 
 
Chama a atenção a magistrada para os cuidados que devem ser tomados de modo a prevenir e minimizar a ocorrência de doenças ocupacionais que podem advir com o uso intensivo do computador para realização dos atos exigidos pelo PJe. “Mas sou uma otimista, confio plenamente que para cada problema virá a solução adequada”, completou a magistrada.  
 
“Estou certa de que não sentiremos falta dos processos volumosos. Além de tudo, estaremos contribuindo com a natureza, poupando as árvores já que reduziremos muito o gasto com o papel’, concluiu. 
 
Advogado Martinho Ferreira ajuizou primeira ação na nova plataforma
 
A primeira ação usando a nova plataforma foi ajuizada pelo advogado Martinho Ferreira, com a audiência tendo ficado marcada para o dia dois de junho de 2014. 
 
O dispositivo de honra foi composto pelo desembargador Ivanildo Andrade, a juíza Andrea Cláudia de Souza, o prefeito do município, Evandro Chacon, e o presidente da Seccional da OAB, advogado Augusto Ramos. Estiveram presentes à solenidade o diretor da Secretaria de Informática do TRT-PE, Adriano Pinheiro, o vice-prefeito, Luciano Benone, o presidente da Câmara de Vereadores, Tito França e outras autoridades.  
 
Juiz titular da Vara de Belo Jardim, Marcelo Bacallá discursa durante inauguração
 
 
Belo Jardim – Com a inauguração do PJe na Vara do Trabalho de Belo Jardim, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região completa 60 varas com a nova plataforma processual. 
 
O presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, durante a cerimônia declarou que o PJe chega para garantir a urgência e a eficácia necessárias às demandas trabalhistas. “Com a chegada do PJe, nós nos livramos de procedimentos burocráticos que remontam, talvez, à Idade Média”, analisou o desembargador. 
 
Titular da Vara do Trabalho de Belo Jardim, o juiz Marcelo Bacallá elogiou o esforço do Regional para implantação do PJe e destacou o modelo de capacitação realizado pela Escola Judicial com magistrados e servidores para o domínio da nova ferramenta. 
 
“O PJe é instrumento que propiciará muitos benefícios a quem milita na Justiça do Trabalho”, avaliou o juiz. “Como era possível a Justiça do Trabalho funcionar sem o processo eletrônico? Vamos perguntar isso daqui a algum tempo”, previu o magistrado. 
 
Foi Antônio Jackson de Araújo o primeiro advogado a ajuizar ação no novo modelo processual, cuja audiência acontecerá dia 27 de maio de 2014.
 
Compareceram ao evento o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Carlos Joaquim, o subcomandante do 15º Batalhão, Major Ronaldo Paiva, a gerente da Caixa Econômica Roselane Lima e o diretor da Secretaria de Informática do TRT-PE, Adriano Pinheiro. 
 
Ambas as cerimônias tiveram o apoio da Caixa Econômica Federal.
 
 
Equipes estão capacitadas para usar o PJe
 
Servidores de Pesqueira, com  a juíza titular e o presidente do TRT-PE
 
 
Equipe de Belo Jardim com o juiz titular e o presidente do TRT-PE