Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE CELEBRA DATA DA ABOLIÇÃO COM ENTREGA DE COMENDAS

 
 
 
 
Na noite desta terça-feira (13), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) condecorou personalidades e instituições com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, em celebração ao 13 de maio, data da abolição da escravatura no Brasil.  O evento aconteceu no teatro Luiz Mendonça, parque Dona Lindu, Boa Viagem, no Recife.
 
O presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, em seu discurso destacou a necessidade de o Judiciário manter diálogo permanente com todos os setores da sociedade. “A um tempo árdua e nobre, a tarefa de distribuir justiça é por demais complexa para ser exercida de modo isolado, nos limites estritos firmados pela estrutura do Judiciário, sem a cooperação de todos os que participam do complexo tecido social", disse. 
 
Durante o discurso, o desembargador Ivanildo Andrade lembrou a importância da abolição da escravatura para o avanço, aperfeiçoamento e humanização da sociedade, traduzido no direito ao trabalho livre. “Por óbvio, a referência ao 13 de maio é a mais emblemática possível para o Judiciário Trabalhista, porquanto traz à lembrança o advento do homem liberto e do trabalho livre que propiciaria, décadas mais tarde, a expansão da livre prestação de serviços e o surgimento de Justiça especializada, que tem por escopo minimizar  os conflitos resultantes da relação trabalho vs. capital. “
 
 
Diálogo. Presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, destaca importância de diálogo com a sociedade
 
Lembrou também o desembargador o papel de destaque que exerceu na política nacional o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, que nomeia a comenda do TRT-PE. “Emblemática também é a escolha do Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, pernambucano, ministro do Império, que com a princesa Isabel assinou a Lei Áurea e representa, com este ato, o espírito de Pernambuco, estado que, em tantas quadras, antecipou o sonho de um modelo de sociedade libertária”, definiu. 
 
Durante a cerimônia, que teve apoio do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, o presidente do Regional, alertou para a nova realidade que se verifica com intensas transformações sociais. “Reflexo direto desses novos tempos, em nosso Regional, é o aumento do número de processos, ao que se acresce a variação e a complexidade das causas. Demandas a que o TRT6 tem de atender com eficiência extrema, celeridade máxima e transparência ilimitada.” Anunciou o desembargador que “Para corresponder a essa expectativa, o TRT6 está na iminência de concluir a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as suas unidades, obra de muitas mãos e tarefa que cumpriremos por completo no já próximo início de junho.”
 
O dispositivo de honra foi composto pelos dirigentes do TRT-PE, presidente Ivanildo Andrade, vice-presidente, Pedro Paulo Pereira Nóbrega, e corregedora, Virgínia Malta Canavarro; pelos  desembargadores do TRT-PE André Genn de Assunção Barros, Valéria Gondim Sampaio, Ivan de Souza Valença Alves, Valdir José Silva de Carvalho, Acácio Júlio Kezen Caldeira, Dione Nunes Furtado da Silva, Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino, Nise Pedroso Lins de Sousa, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, Maria do Socorro Silva Emerenciano, Sergio Torres Teixeira, Fábio André de Farias, Paulo Alcantara. Também integraram o dispositivo, o ex-presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Alves, o vice-presidente da Amatra-VI, José Adelmy da Silva Acioli, o general de brigada Gilberto Franco Netto e a procuradora do trabalho Elisabeth Veiga. 
 
Este ano foram escolhidas para receber a comenda 22 personalidades e quatro instituições. Houve ainda uma condecoração post mortem. Veja relação completa dos agraciados no final da matéria. Dentre outros, foram homenageados o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, o vereador do Recife Jurandir Liberal, o advogado Leonardo Coelho, o empresário Fernando Catão, o professor Ailton Arruda, a desembargadora aposentada do TJ-PE Alderita Ramos, o presidente do TRT 23ª, desembargador Edson Bueno de Souza, a vice-presidente do TRT 12ª, Viviane Colucci, o general de brigada Gilberto Pontes Netto, os magistrados da Sexta Região Gilvanildo de Araújo Lima, Mayard de França Saboya Albuquerque e Germana Camarotti Tavares. 
 
Quatro instituições, a Associação Comunidade Católica Kairós, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Justiça do Trabalho da 6ª Região e o Bloco da Saudade, foram indicadas para receber a medalha. 
 
 
 
Ex-presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, recebe comenda, ladeado pelos desembargadores Ivanildo Andrade, Virgínia Canavarro e Pedro Paulo Nóbrega
 
Agraciados com a medalha em 2013, receberam a comenda este ano o ex-presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula e o juiz do TRT-PE Aurélio da Silva.  
 
Criada pelo então presidente do TRT-PE, desembargador José Guedes Correia Gondim Filho, para marcar um século da abolição da escravatura, que ocorreria em 1988, a medalha distingue personalidades e instituições que contribuíram com o aperfeiçoamento do Judiciário Trabalhista ou se destacaram em suas áreas de atuação e foi entregue pela 26ª.
 
Relação completa dos agraciados. medalha_joao_alfredo_agraciados_2014.pdf
 
Homenagem ao frevo. Bloco da saudade, uma das entidades condecoradas, apresentou-se durante cerimônia 
 
 
Juíza titular da 2ª VT de Jaboatão-PE, Mayard de França Saboya Albuquerque
 
 
 
Juiz titular da 15ª VT do Recife, Gilvanildo de Araújo Lima
 
 
 
 
 
Juíza Substituta do TRT-PE Germana Camarotti (2ª à direita)
 
 
 
 
Juiz titular da 3ª VT de Jaboatão, Aurélio da Silva  
 
 
Eugenio Jerônimo 
Fotos: Elysangela Vieira e Stela Maris 
 
Mais fotos no Flickr do Tribunal.