Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE realiza primeira etapa do concurso de juiz do trabalho substituto

Hoje (11), 1.607 candidatos realizaram a prova objetiva do XX concurso de juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), no prédio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizado na Imbiribeira. Com 100 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos, essa é a primeira fase do certame que oferece cinco vagas imediatas, mais inscrição em cadastro reserva. Até o resultado final, os candidatos passarão por mais quatro etapas de avaliação.

Os participantes foram distribuídos em 45 salas, sendo quatro destinadas ao atendimento especial. Outra área foi destinada aos servidores do Núcleo de Saúde do Tribunal – dois médicos e dois enfermeiros – que estiveram presentes para atender as possíveis ocorrências. Oito pessoas concorreram à reserva de 5% prevista em edital para portadores de deficiência.

Antes das 7h30, quando os portões ainda estavam fechados, Juliana Venâncio, de Natal (RN), já aguardava a entrada no prédio. Servidora pública, ela conta que há cerca de seis anos se prepara para carreira da magistratura. “Espero que a prova possa medir o conhecimento do profissional que esteja apto a servir a população, do profissional vocacionado”, comentou.

Juliana Venâncio veio de Natal (RN) para prestar o concurso

A ideia se assemelha à do presidente da Comissão do Concurso e vice-presidente do TRT-PE, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega: “A nossa expectativa é que ao final do concurso tenhamos recrutado excelentes profissionais para ocupar tão importante cargo que é a magistratura trabalhista, que se caracteriza pela excelente qualificação profissional e pela, tão almejada, celeridade de julgamento, como espera o conjunto da sociedade pernambucana”, expressou. O desembargador comentou, ainda, ser provável que, durante a validade do certame, o número de vagas supere as cinco previstas no edital, em razão de aposentadorias e de eventual aumento de varas do trabalho.

Titulares da Comissão do Concurso: desembargador Pedro Paulo Nóbrega (presidente), desembargadora Nise Pedroso e o representante da OAB-PE, Eduardo Pugliesi

Às 8h30, o presidente da Comissão, acompanhado de três candidatos, observou a abertura dos lacres do térreo da universidade, enquanto a desembargadora Nise Pedroso, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Dr. Eduardo Pugliesi, e mais três candidatos o fizeram no sexto andar.

As provas tiveram início às 9h e encerraram às 14h. Gabriel Bazílio, de Franca (SP), foi um dos primeiros a sair, por volta das 11h30. Para ele a avaliação ocorreu dentro de suas expectativas, sem surpresas.

Entrevistado na saída, Gabriel Bazílio considerou que a prova estava de acordo com as suas expectativas 

O índice de abstenção foi de 13,69% e a aplicação das provas transcorreu de forma tranquila, sem incidentes, como informou a representante da Fundação Carlos Chagas (FCC), Daniela Serra.

Na quarta-feira (14) será publicado o gabarito preliminar no site da FCC. Em sequência será aberto prazo para vista da prova (15 a 16/01) e eventual interposição de recurso (19 e 20/01).

O resultado final da primeira etapa está previsto para 24 de março. Para ser considerado habilitado, o candidato precisa acertar, pelo menos, 30% de cada um dos três blocos de questões e atingir, no mínimo, a nota seis. Apenas 300 habilitados – e os que estiverem empatados na posição 300º - passarão para segunda fase, que consiste na prova discursiva e na elaboração de uma sentença trabalhista.

Concurso de 2013: Apenas 12 dos 2.001 candidatos inscritos no concurso de 2013 foram aprovados nas cinco etapas do certame. Todos foram empossados no cargo de juiz substituto do TRT-PE em julho de 2014.

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas

Confira mais fotos no endereço abaixo:

http://bit.ly/1w8KQVP