Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargadora Eneida Melo discute papel das Ouvidorias em evento do TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveram nesta quarta-feira (09), em Brasília (DF), o I Seminário de Integração das Ouvidorias da Justiça do Trabalho. A titular da função no Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo, participou do evento que teve como principal objetivo discutir o papel das Ouvidorias enquanto instrumento democrático e interativo com a sociedade.

Segundo os organizadores, o seminário procurou refletir sobre a importância das Ouvidorias na prestação de um serviço de qualidade aos diversos segmentos da sociedade brasileira, tendo como base a sua participação nesse contexto social, econômico e político. O encontro buscou ainda sensibilizar e estimular os gestores visando ao incentivo à implantação de ações para a criação e o aperfeiçoamento das Ouvidorias como forma de contribuição para uma boa gestão pública.

O presidente do TST e do CSJT, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, abriu o encontro pela manhã. Logo após, o ouvidor-Geral do Conselho Nacional de Justiça (VNJ), conselheiro Fabiano Augusto Martins Silveira, falou sobre o papel das ouvidorias como ferramenta de gestão e governança nas organizações públicas.

A abordagem seguinte, com foco no acesso à informação na mudança da cultura, ficou a cargo do ouvidor adjunto da Ouvidoria Geral da União, Gilberto Waller Junior. O debate sobre os dois temas teve mediação do desembargador e ouvidor do TRF15 José Otavio de Souza Ferreira. Em abril passado, o magistrado foi eleito presidente do Coleouv, colegiado que reúne os ouvidores da Justiça laboral.

A programação vespertina trouxe palestras sobre transparência ativa e proteção ao usuário do serviço público. Os temas foram apresentados por especialistas da Controladoria-Geral da União: Camila Augusto Martins Alves e Tamara Figueiroa Bakuzis, da Diretoria de Transparência e Controle Social, e Paulo André Caminha Guimarães Filho, da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Controle das Atividades de Ouvdoria. Os debates foram mediados pela ouvidora auxiliar do TST e do CSJT Renata Haberman.


Saiba mais sobre a Ouvidoria do TRT-PE AQUI.
 

Texto: Larissa Correia, com informações do TST

Arte: Simone Freire sobre identidade visual do evento