Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Café & Linguagem estreia nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (20), o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (NDP), vinculado à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) dá início a uma ação em Educação à Distância (EaD) chamada Café & Linguagem. O projeto pretende instruir os servidores, de maneira informal, sobre o uso prático do português escrito e falado.

O mestre em linguística e chefe do Núcleo de Comunicação Social (NCS) do TRT6, Eugenio Pacelli, vai explorar, toda segunda-feira, até o dia 19 de dezembro, uma nova temática sobre normas cultas do português, porém levando em conta as mudanças dos usos linguísticos e não ficando preso ao prescritivismo da gramática normativa.

"As abordagens não se baseiam em dicas, achismos, palpites, mas se fundam naquilo de mais recente que a ciência da linguagem nos revela, e numa linguagem acessível a todos", explica Eugenio. Para o professor, o Café & Linguagem tem o intuito de cativar o usuário nas suas horas de descanso, enquanto dá uma pausa para tomar um café ou relaxar em meio à rotina de trabalho.

Com formato em EaD, o Café & Linguagem é, pontua Andrea Guedes, chefe do NDP, “ação educacional interativa e de livre acesso”, e terá 27 módulos a serem publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do NDP, no Portal, na intranet e na fanpage do TRT, no Facebook. “O projeto tem como objetivo atender ao Projeto estratégico nº 1 – Programa de Excelência das Atividades –“, ressalta Andrea, buscando desenvolver habilidades dos servidores no exercício de suas funções.

“Os temas escolhidos corresponderão às dúvidas mais corriqueiras e buscarão oferecer uma ajuda pontual, assim como despertar o interesse por um estudo mais aprofundado da matéria”, esclarece a chefe, complementando que a ação é voltada para o desenvolvimento de competência técnica necessária a todos os servidores do Tribunal, independentemente de cargo ou lotação.

Texto: Mariana Mesquita

Arte: Gilmar Rodrigues