Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 realiza workshop Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Foto da sala de reuniões com os participantes do encontro

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) e a ONG norte-americana Freedom Fund (https://freedomfund.org/) realizaram, na manhã desta quarta-feira (8/6), o workshop Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco. O objetivo do evento, que tem o apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, foi criar um grupo de trabalho para debater o problema, que tem se destacado pelos números alarmantes de casos em todo o estado. Durante o encontro, foram traçadas metas e ficou decidido que a discussão terá continuidade em uma nova reunião, com data a ser anunciada.
 
A abertura ficou a cargo do desembargador Paulo Alcantara, representante da Justiça do Trabalho no Comitê Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco designado pelo CNJ. Na programação, representantes da ONG Freedom Fund apresentaram dados da realidade atual e exibiram o documentário “Rotas da Ilusão”.
 
Todos os participantes que falaram durante a reunião foram unânimes: a necessidade urgente da volta do Comitê Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas, que teve suas atividades suspensas desde 2012. "Estruturar a teia que reprime esse tipo de prática é fundamental para que tenhamos resultados positivos. Precisamos de uma política pública estruturada e de qualidade, que tenha a educação como principal forma de prevenção desse crime", comentou o desembargador Paulo Alcantara.
 
Uma das representantes da Freedom Fund em Pernambuco, Anália Belisa Ribeiro, destacou que a chegada da instituição na região não foi aleatória. "Chegamos aqui através de pesquisas que indicam índices preocupantes de tráfico de pessoas. No Brasil, segundo os dados do Disque 100, cerca de 50% dos casos envolvem crianças e adolescentes. Isso escancara a importância de discutir e levar esse tema para toda a sociedade e, principalmente, para os jovens - só assim a prevenção será efetiva.", disse.
 
Também participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), ONGs, institutos e grupos ligados ao tema. Para denunciar casos de violação de Direitos Humanos, utilize o Disque 100.
 
Confira o álbum de fotos do evento 
 

---
 
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social (DCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Foto: Elysangela Freitas