Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 obtém nível de excelência no Índice de Governança de Tecnologia da Informação

Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Sede da unidade. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região atingiu nível de excelência, alcançando nota 90,21 no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (IGovTIC-JUD).

A avaliação ocorre anualmente, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD). Instituído pela Resolução n. 370/2021, o parâmetro atual diagnóstico mede o nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, em consequência, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

No ano de 2022 o TRT-6 obteve o nível “Aprimorado” – conceito que vem logo antes de “Excelência” – e desde então várias frentes de trabalho foram realizadas, sempre com apoio da Alta Administração, para que houvesse uma concretização das melhores práticas em Tecnologia da Informação. A reestruturação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação foi vital para criar um ambiente capaz de promover uma evolução segura dos processos e procedimentos de trabalho. Com isso, garantiu-se que as metas estabelecidas fossem atendidas, o que gerou uma maior pontuação no IGovTIC-JUD.

O excelente desempenho da governança no Sexto Regional é fruto de atuação cooperativa entre as diversas áreas do Tribunal que participaram direta ou indiretamente para que fosse possível cumprir as exigências dos critérios estabelecidos na aferição do índice. O nível de “Excelência” alcançado significa uma contribuição de 50 pontos para o Prêmio CNJ de Qualidade de 2023.

Nos últimos anos, as administrações do TRT6 têm desenvolvido ações com o propósito de atingir modernização e eficiência, destinando recursos substanciais para o desenvolvimento e manutenção de seus sistemas, a implementação de soluções de automação, análise de dados para aprimorar a tomada de decisões e a capacitação de sua equipe em novas tecnologias. Estratégicos, esses investimentos não apenas transformaram o modo como a justiça é entregue, tornando-a mais ágil e acessível, mas também consolidaram a posição do TRT6 como destaque no setor público.

Para o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Alessandro Souza, o avanço de desempenho da Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-6, que resultou no nível de excelência do iGovTIC-JUD 2023, é consequência do objetivo da alta Administração do Tribunal, que busca o constante aprimoramento dos serviços oferecidos aos jurisdicionados. Também essencial nesse processo é a dedicação das equipes do reconhecimento da área como estratégica, além da orientação e parceria da STIC, do Comitê de Governança de TIC. O diretor avalia que o bom desempenho da governança do Regional evidencia uma prestação de justiça de qualidade. “Estamos comprometidos em fornecer um serviço de qualidade à sociedade e essa conquista é uma evidência desse compromisso.”

Como se mede Índice de Governança – Para a medição do Índice, responde-se a um questionário com perguntas em diversas áreas de conhecimento em Tecnologia: estratégia, governança, gestão de recursos, segurança da informação, prestação de serviços. Ao final, o órgão avaliado pode atingir, conforme sua pontuação, os níveis “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”.

Equipe da STIC. Sede do TRT-6. 

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo / Foto: Roberta Mariz