Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária realizada na vara do trabalho de Carpina

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado do assessor-chefe substituto, Jonathan Castro Alves Vilela, e demais integrantes da equipe, realizou, no dia 30 de abril, correição ordinária na Vara do Trabalho de Carpina. Também participaram o juiz titular da Vara, Agenor Martins Pereira, a diretora de Secretaria, Thais Sena Lima, além das demais servidoras e servidores da Unidade Jurisdicional.

Na leitura do resumo da ata da Vara do Trabalho de Carpina, destacou-se que o prazo médio na Unidade, da conclusão do processo até a prolação de sentença, está em 13 dias, estando abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana, e da média Nacional, razão pela qual o corregedor parabenizou a equipe.

Outrossim, houve destaque especial para os seguintes prazos médios alcançados pela Unidade, vez que todos se encontram abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana, e da média Nacional.

- Do ajuizamento da ação até a prolação de sentença: 51

- A partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência: 32

- Do início ao encerramento da liquidação: 42

- Do início da execução até a sua extinção: 208

- Do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo: 335

Ressaltou-se, na oportunidade, que a VT de Carpina atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023, quais sejam: 1, 2, 3 e 5. Em consulta ao relatório gerencial disponível no PJe havia apenas nove processos com o chip “Expedir alvará”, sendo o mais antigo com data de 23/04/2024.

Quanto ao IGEST, observou-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação a todos os mesoindicadores: acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força do trabalho.

Após exame por amostragem de processos digitais das carteiras que integram a Secretaria da Vara, constatou-se uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJ-e, quais sejam: “Comunicações e Expedientes”, “Análises”, “Prazo vencido”, “Cumprimento de Providências”.

Ao final, o Corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que o magistrado titular, Agenor Martins Pereira, expressou o sentimento de gratidão e afirmou que a correição é uma contribuição para as unidades, pois a atual gestão da corregedoria vem buscando dialogar mais e passar o espírito de que o trabalho conjunto é essencial para o progresso de toda a Vara do Trabalho. Agradeceu a equipe da VT pelo companheirismo e empenho na contribuição, reforçando a ideia colaborativa e de cooperação entre as servidoras e os servidores. Reiterou que a troca de conhecimento mútuo entre todos os envolvidos na Unidade facilita e auxilia para a melhor otimização do serviço e destacou o compartilhamento de boas práticas na instituição objetivando o crescimento conjunto do Tribunal. Agradeceu ao apoio da Corregedoria e da equipe de correição pela disponibilidade e auxílio às Unidades sempre que demandada.

No mesmo sentido, a diretora da Secretaria, Thais Sena Lima, agradeceu à equipe por estar sempre disponível a aprender e transmitir informações novas, buscando o melhor para o seu serviço e para o do outro. Agradeceu pelo compromisso, dedicação e amizade de todos os colegas da Unidade. Agradeceu à Corregedoria por ser uma gestão pedagógica, buscando a troca de ideias e transmissão de informações a todos que necessitam.

Ato contínuo, foi dada a palavra ao estagiário, Deyvid Cristiano de Morais de Oliveira, o qual externou o sentimento de que teve maior aprendizado durante o período do estágio do que no próprio ambiente acadêmico, e considera os servidores da Unidade como segunda família, agradecendo a todos, pela confiança e por ensiná-lo e fazer acreditá-lo de que ele é capaz.

De igual forma, o desembargador  corregedor expressou sentimento de gratidão tanto pessoal, como também institucional, bem como proferiu elogios à equipe e ao magistradopor estar  sempre disposto a ajudar a instituição, especialmente com relação às degravações. Agradeceu a diretora por estar sempre auxiliando o Tribunal, por meio de cursos e também apresentando às outras VTs a forma como trabalha a fim de colaborar para que toda a instituição desenvolva o melhor trabalho possível, entregando o melhor serviço aos jurisdicionados.

Por fim, convidou a todos para verificar o “Observatório do TRT-6” e constatar o quanto o Tribunal progrediu e vem progredindo ao longo dos anos. Finalizou, agradecendo às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição deste Regional.

-----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6