Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 promove roda de conversa enriquecedora sobre adoção

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou, na tarde dessa segunda-feira (27/5), uma roda de conversa sobre adoção, promovida pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, com apoio da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão. O evento, que ocorreu na Sala de Sessões do Pleno, foi aberto ao público interno e externo e transmitido pelo Youtube do Regional, com tradução simultânea em Libras.

Confira o álbum de fotos

A roda de conversa contou com a presença do desembargador José Luciano Alexo da Silva, coordenador do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, e foi mediada pela servidora Marina Moraes, assistente social do TRT-6. O evento reforça o compromisso da instituição com a promoção da convivência familiar e da inserção de crianças e adolescentes em um contexto social de desenvolvimento sadio e harmonioso, contribuindo para uma sociedade mais justa, acolhedora e inclusiva. Partilharam suas experiências, na ocasião, os pais adotantes: Talita Rodrigues, Heloisa Vilachan, Renata Vitorino e Mario dos Santos, bem como o filho deste, David Assis.

A verdade é fundamental: o direito do adotado de saber de sua origem foi destacado como a melhor prática para ambos, pais e crianças, que gera os melhores resultados, uma melhor adaptação e facilita a vivência futura dos filhos na família, na sociedade e em suas relações pessoais e profissionais. E o que todos os participantes destacaram que se sobressai da experiência profundamente enriquecedora da adoção é o amor, que é igual e pleno: filhos são filhos, não importa se biológicos ou adotados.

A iniciativa está associada à comemoração do Dia Nacional da Adoção (25 de maio) e busca, dentre outros aspectos, conscientizar sobre a importância da adoção e criar um momento de troca de experiências entre pessoas que vivenciaram o processo na prática, sob a perspectiva de quem adota ou é adotado/a. O evento em questão foi alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
   


ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Helen Moreira