Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 utiliza elementos gráficos nas decisões de recursos de revista para facilitar a comunicação dos atos

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, acompanhando a atual tendência de ampliação da utilização das novas ferramentas audiovisuais para facilitação da comunicação no Poder Judiciário, aplica o “Visual Law” (ou “Legal Design”) na decisão dos Recursos de Revista como mais uma forma de implementação da Linguagem Simples na Justiça do Trabalho.

A solução utiliza recursos visuais para tornar a comunicação jurídica mais acessível para os cidadãos, para promover acessibilidade e a transparência processual quanto à atividade desenvolvida pelos órgãos do Judiciário. A decisão publicada mantém sua tradicional formatação e elementos legais indispensáveis, sendo incluído um resumo na forma de esquema gráfico, visualizado pelas partes ao acessar eletronicamente os autos. 

São utilizados infográficos, fluxogramas, vídeos, storyboards, bullet points e ícones, com a finalidade de melhorar a comunicação dos atos judiciais, utilizando uma linguagem mais simplificada e elementos visuais que destacam os pontos de maior relevância. O objetivo é facilitar a compreensão, permitindo uma rápida e fácil visualização do que foi, ou não, acolhido no recurso. 

Recurso de Revista aceito (deferido)

                          Recurso de Revista aceito (deferido)

A utilização do “Visual Law” é experiência conhecida no TRT-6 desde 2021, em projeto piloto desenvolvido pelo desembargador Sergio Torres, em parceria com a professora Paloma Mendes Saldanha, pesquisadora do Grupo LOGOS do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD/UNICAP), e o doutorando do Programa e assessor-chefe da Vice-Presidência do TRT-6, Paulo Roberto Gonçalves Cerqueira. O emprego do “Visual Law” no exame de admissibilidade dos Recursos de Revista, no âmbito da Vice-Presidência do Regional, é uma continuidade do projeto. 

O TRT-6 segue firme no trilho da permanente busca pela concretização do amplo e efetivo acesso à justiça, democratizando ainda mais o diálogo na Justiça do Trabalho

Recurso de Revista recusado (ndeferido)

                         Recurso de Revista  recusado (ndeferido)

Linguagem simples no Poder Judiciário - O Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, objeto da Recomendação CNJ 144/2023,  consiste na adoção de ações, iniciativas e projetos, além das iniciativas que envolvem acessibilidade, a serem desenvolvidos em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de adotar linguagem simples, direta e compreensível a todos os cidadãos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto /  imagem: Arquivo CCS