Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária na 3ª VT e CEJUSC de Petrolina

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado do secretário da Corregedoria Regional substituto, Jonathan Castro Alves Vilela, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 1º/7, correição ordinária na 3ª Vara do Trabalho e no Centro de Conciliações de Petrolina.

Participaram da correição o juiz titular da Vara do Trabalho, George Sidney Neiva Coelho, a juíza substituta, Kévia Duarte Muniz e o diretor de Secretaria, Antenor da Silva Pacheco. Do CEJUSC registrou-se a presença do juiz coordenador George Sidney Neiva Coelho, da juíza supervisora e coordenadora suplente, Kevia Duarte Muniz, bem como dos servidores Bemmerval Augusto Nogueira Gomes (chefe de Divisão) e o conciliador Samuel Higomalton Gondim Ribeiro, além das/os demais servidoras/es lotadas/os nas respectivas Varas do Trabalho e CEJUSC de Petrolina e na Corregedoria Regional.

Na leitura do resumo da ata da 3ª VT de Petrolina restou informado pelo diretor que são realizadas audiências três dias por semana, de terça a quinta-feira. Assentou que, em média, a Unidade organiza a pauta semanal com 14 audiências iniciais, seis audiências de encerramento de instrução, 11 audiências unas e dez instruções. 

Destacou-se que a Unidade está com o prazo médio de 34 dias, da conclusão do processo até a prolação de sentença. Outrossim, houve destaque para os seguintes prazos médios, os quais estão abaixo da média do Regional, das Varas do Sertão e da média nacional:

  • 99 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
  • 31 dias a partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência;
  • 84 dias do início ao encerramento da liquidação;
  • 693 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.

Observou-se, também, que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores celeridade, taxa de congestionamento e força de trabalho.

A Vara atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023, quais sejam: 1, 2, 3 e 5.

Quanto ao CEJUSC, verificou-se, em 29/7, o quantitativo de 145 processos tramitando na Unidade. O tempo de espera do jurisdicionado, a partir do momento em que o processo chega na unidade, é de dois dias corridos em regra e que, atualmente, o prazo médio para designação de audiência é de, aproximadamente, 15 dias para processos em fase de conhecimento e de cinco dias para processos em fase de liquidação / execução, o que restou devidamente constatado pela Corregedoria.

De janeiro a dezembro de 2023 foram realizadas 2.845 audiências, sendo conciliados 1.054 processos, o que representa um Índice de Conciliação de 37,63%. No mesmo período, um total de R$ 23.281.630,14 foram pagos em acordos judiciais.

Já de janeiro a junho de 2024, foram realizadas 1.476 audiências, sendo conciliados 613 processos, o que representa um Índice de Conciliação de 41,53%.

Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que o juiz titular da VT, George Sidney Neiva Coelho, agradeceu à Corregedoria pelos trabalhos desenvolvidos e pela disponibilidade, bem como se colocou à disposição para realizar os ajustes que forem necessários. Também elogiou os servidores do CEJUSC, pela dedicação e excelente prestação de serviços. 

O diretor da Secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Petrolina, Antenor da Silva Pacheco, agradeceu a colaboração das/os servidoras/es da Unidade pelos trabalhos desenvolvidos, o que reflete no resultado da ata. 

No mesmo sentido, o chefe de Divisão, Bemmerval Augusto Nogueira Gomes, verbalizou agradecimentos ao juiz supervisor e asseverou a importância do CEJUSC, inclusive o reconhecimento perante o TST. 

De igual forma, o desembargador corregedor proferiu elogios à juíza da Unidade e à equipe do CEJUSC, bem como aos/às componentes da equipe de Correição do Regional.


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: Corregedoria Regional (cortesia)